2º Queima do Alho em Dores do Indaiá comemora os 15 anos dos Caboclos do Sertão
No aniversário de 15 anos da Comitiva Caboclos do Sertão, foi realizada em Dores do Indaiá, no dia 27 de setembro, a 2ª Queima do Alho em Dores do Indaiá. O evento foi realizado no Parque de Exposições Sigefredo Costa e contou com a participação da Comitiva Caboclos do Sertão (Dores do Indaiá), Clube do Cavalo (Luz), Comitiva Cowboys Adventurers (Belo Horizonte), Comitiva Muares Dorenses (Dores do Indaiá), Clube do Cavalo (Estrela do Indaiá), Comitiva RumiVamu (Martinho Campos), Comitiva Trem Xonado (Carmo do Cajuru) e Comitiva Vinte Laçá (Bom Despacho).
A Queima do Alho traz em seu cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão. É uma culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de levar no lombo de animais, alimentos não perecíveis.
Durante o evento, que estava ligado à Expoleite, os participantes puderam acompanhar um show com muita moda de viola e raízes sertanejas, com a dupla Romano e Roceri. As crianças, os pequenos caboclinhos e caboclinhas, se divertiram no parquinho e se deliciaram com algodão doce e pipoca à vontade.
Analisando os quesitos, a comissão julgadora elegeu os três primeiros colocados, de acordo com os quesitos: Traias, organização e sabor da comida. Foram premiadas: 1° - Comitiva Caboclos do Sertão; 2° - Comitiva Trem Xonado e em 3° - Comitiva Muares Dorenses. As demais comitivas e clubes, entre eles o Clube do Cavalo de Luz recebeu o troféu de participação.
A renda do evento – R$ 20.095,00 – conquista através da bilheteria, leilão e doações, foi doada à Santa Casa de Misericórdia Dr. Zacarias, de Dores do Indaiá.
Encerrando tanto a Expoleite como a Queima do Alho, às 21 horas, foi realizado um bailão no Galpão, com show do cantor Wilsinho Scarpelli.
Fonte: Jornal de Luz